Organização de um espeleorresgate

Um resgate em cavernas tem algumas características diferentes de outras formas de resgate. Estas diferenças são ditadas principalmente pelas características únicas do ambiente cavernícola: dificuldade de acesso, ausência de luz e frio.

Um resgate em caverna tipicamente é encabeçado por um Conselheiro Técnico responsável por comandar toda a operação dentro da caverna e é realizado por uma mistura definida caso a caso das seguintes equipes:

  1. Gestão — equipe de apoio administrativo ao Conselheiro Técnico.
  2. ASV — Assistência e Socorro à Vítima – equipe de suporte à vítima. Permanece durante todo o resgate, inclusive durante a evacuação, apoiando, dando suporte de nutrição, hidratação, proteção térmica e assistência de primeiros socorros e conforto psicológico à vítima.
  3. Comunicação — equipe responsável por estabelecer canais de comunicação eficazes desde o Posto de Comando (PC), onde estão o Conselheiro Técnico e a equipe de Gestão e todas as outras equipes envolvidas no resgate chegando até a ASV que está junto à vítima.
  4. Evacuação — normalmente a equipe mais numerosa de um espeleorresgate. Responsável pelo transporte da vítima quando o uso de algum equipamento como uma maca se faz necessário. Normalmente é a equipe que sofre o maior desgaste físico pois efetivamente carrega a vítima quando necessário.
  5. Técnica — responsável pela montagem de sistemas para transposição de obstáculos verticais como tirolesas, guinchos, freios de carga, etc.
  6. Desobstrução — responsável pela remoção de obstáculos à passagem viável e segura da vítima e dos resgatistas. Utiliza uma variedade bastante grande de ferramentas e técnicas, desde pás, sacos, baldes, picaretas, talhadeiras até mesmo explosivos.
  7. Mergulho — responsável pela transposição de obstáculos alagados. Via de regra, quando há um obstáculo alagado na caverna, somente os integrantes desta equipe poderão atuar após o primeiro obstáculo alagado.
  8. Ventilação — responsável pela manutenção de níveis adequados de pureza no ar a ser respirado pela vítima e resgatistas. É comum trabalhar em conjunto com a equipe de desobstrução quando esta última utiliza algum material explosivo em seu trabalho.
  9. Bombeamento — responsável por todas as atividades de bombeamento de água de um local a outro da caverna. Pode trabalhar para diminuir a área restrita aos mergulhadores, diminuir o trecho a ser mergulhado e, até mesmo, eliminar completamente a necessidade de mergulho.
  10. Reconhecimento — equipe responsável pela localização da vítima.
  11. Médica — equipe composta por um médico que pode entrar na caverna para acessar diretamente a vítima ou somente orientar o Conselheiro Técnico e equipe ASV remotamente quando o acesso direto à vítima não for necessário ou possível.
  12. Logística — responsável por todas as ações de logística da operação: combustível, alimentação, água, abrigo, saneamento, equipamentos técnicos etc.
  13. Topografia — responsável por levantamentos topográficos dentro e fora da caverna para municiar tanto o Conselheiro Técnico como os chefes de outras equipes no planejamento de suas ações.