França: Espeleóloga morre nas Cuves de Sassenage durante um passeio escolar

link 1

Link 2

O Spéléo Secours Isère está de luto.
em 09/05/22 link
Sabine LORNE, espeleóloga emérita, reconhecida guia profissional, muito competente líder de equipe do Spéléo Secours Français, deixou-nos brutalmente nesta quinta-feira, 5 de maio, enquanto acompanhava um grupo de estudantes no Cuves de Sassenage.
Ela conseguiu salvar a última adolescente apanhada nas águas, no gesto final que lhe custou a vida. Ela assumiu o seu papel como chefe deste grupo até o fim, conscientemente.
Muito envolvida no ambiente das cavernas, ela foi uma das primeiras, se não a primeira, mulheres a receber a patente do estado. Mas a caverna não era a sua única paixão, era também um elemento motor do ensino de esqui e uma companheira de montanha média em Vercors que ela tanto amava. Ótima educadora, ela soube compartilhar seus conhecimentos e valores com seus clientes e colegas. Lembraremos do seu sorriso em todas as circunstâncias, da sua gentileza, da sua disponibilidade, das suas qualidades humanas e das suas habilidades técnicas.
A comunidade de espeleosocorristas está perdendo não só uma valiosa líder de equipe mas uma amiga. Temos também um pensamento especial para os três colegas guias da Sabine que tudo tentaram para salvar todas as crianças, seus companheiros e Sabine com determinação e lucidez. Nós imaginamos a tristesa deles.
Também não esquecemos os participantes deste passeio escolar, crianças e adultos, bem como os seus entes queridos, todos profundamente afetados por este acidente.
Obrigado a todos os envolvidos neste resgate, fizeram o possível para completar a missão contra os elementos naturais selvagens. A comunidade espeleológica está orgulhosa do que alcançaram quer sejam membros do GRIMP, CRS Alpes, Gendarmerie Caverna Group, voluntários ADRASEC ou 3SI. Eles mostraram um compromisso impecável. Vamos saudar também todos os profissionais mobilizados à superfície independente da sua afiliação corporativa. Como socorristas temos de aceitar que não podemos salvar todas as vítimas. Esta é a dura regra que o resgate nos faz lembrar brutalmente.
Sabine vai fazer muita falta.
Os socorristas e assessores técnicos da Spéléo Secours Isère expressam toda a sua solidariedade à sua família e entes queridos. Nós nos unimos a eles.
CLIMP 38, Resgate de Montanha, Crs Alps, GSGN, PGHM, Isère 38, Spéléo Secours France, Federação Francesa de Espeleologia, Proteção Civil de Isère.