COMUNICADOS DO CAVEX TEAM – Recuperação do corpo de Pavel Demidov do Abismo Integral (República Abcácia)

COMUNICAÇÃO OFICIAL DA EQUIPE CAVEX (12)


Ao longo de hoje, terça-feira, 1º de setembro, sétimo dia da operação de resgate no abismo integral [п. Интеграл], localizado na área do abismo da “Caverna Nova” [п. Нью Кейв] (Maciço Árabe, Cáucaso Ocidental, Região de Gagra, República da Abkházia), área de exploração da Equipe CAVEX.

Como nosso colega Andrey Shuvalov nos disse, a evacuação do corpo de Pavel Demidov pra a superfície acaba de ser concluída com sucesso.

Planejamos sua evacuação amanhã em um helicóptero MI-2 do MChS (Ministério de Situações de Emergência = Министерство по Чрезвычайным Ситуациям) da República da Abcásia.No final, infelizmente, não foi possível contar com a ajuda do MChS russo.

Como é lógico, insistimos mais uma vez que a operação de resgate não será encerrada até que cada um dos membros da operação retorne para suas casas.
Mais uma vez, agradecemos seu apoio contínuo nestes tempos difíceis que estamos passando.

COMUNICAÇÃO OFICIAL DA EQUIPE CAVEX (11)

Últimas notícias do dia de hoje:
A equipe 1 conseguiu transportar a maca com o corpo do nosso colega Pavel Demidov para o meio do abismo. Esta tarde, a Equipe 2 entrou na cavidade.
Se tudo correr bem e não houver imprevistos ao longo do caminho, a maca aparecerá amanhã de manhã.

No momento, o MChS da Rússia, com sede em Sochi, não recebeu ordens de intervir na operação de resgate. Esperamos que você receba amanhã.

COMUNICADO OFICIAL DO CAVEX TEAM (10)

Partilhamos convosco algumas imagens gravadas pelo MChS (Ministério das Situações de Emergência Emergencia Ministerstvo po Črezvyčajnym Situaciâm) da República da Abcásia em relação ao operacional de resgate.

As equipes de resgate iniciaram a segunda fase da operação para resgatar o corpo do falecido Pavel Demidov da caverna

COMUNICADO OFICIAL DO CAVEX TEAM (9)

Hoje segunda-feira, 31 de agosto,
está sendo desenvolvido o sexto dia do operacional de resgate na sima integral Integral], localizada na área da sima ′′ New Cave ′′ [p. Nʹû Nʹû Kejv (Maciço de Arábika, Cáucaso Ocidental, Região de Gagra, República da Abcásia), área de exploração do CAVEX Team.

Dada a boa marcha dos preparativos na sima, para hoje está previsto que comecem as manobras de transporte da maca com o corpo de Pavel Demidov.
Os espeleólogos da Equipe 1 serão encarregados disso: Roma Zverev, Konstantin Zverev, Petr Lyubimov e Stas Khomyakov [Станислав Homâkov].
Além disso, na sexta-feira passada, o Ministério das Relações Externas enviou um pedido formal ao Conselho de Segurança sobre a necessidade de participação do MChS da Rússia no operacional. Esperamos que hoje chegue a ordem ao grupo de resgate de Sochi.


COMUNICADO OFICIAL DO CAVEX TEAM (8)

Hoje domingo, 30 de agosto, está sendo desenvolvido o quinto dia do operacional de resgate na sima integral Integral], localizada na área da sima ′′ New Cave ′′ [p. Nʹû Nʹû Kejv (Maciço de Arábika, Cáucaso Ocidental, Região de Gagra, República da Abcásia), área de exploração do CAVEX Team.

Ontem, à tarde, conseguiu-se extrair o corpo do nosso parceiro Pavel Demidov de baixo do desmoronamento do caos de blocos onde tinha ficado enterrado. Como você sabe, era um dos momentos mais arriscados da operação de resgate, que foi possível superar respeitando em todos os momentos um protocolo de segurança rigoroso.
Prosseguem os preparativos para a extração da maca, especialmente focados na desobstrução de passos estreitos, bem como na estabilização dos perigosos caos de blocos que há espalhados pela cavidade, tanto na entrada como em alguns passos chave.
Ao ritmo atual, calculamos que levará quatro dias para concluir tanto a instalação da sima como a eliminação destas dificuldades.
Aproveitamos mais uma vez para agradecer ao MChS (Ministério das Situações de Emergência Emergencia = po Črezvyčajnym Situaciâm) da República da Abcásia o seu envolvimento direto no operacional de resgate.

Atualização:
hoje, às 5 da manhã, desde Tsandrypsh [Candrypš Candrypš saiu um veículo em direção a Arábika, carregado com material adicional de instalação e desobstrução.
Além disso, os resgatadores do Adler, do MChS da Rússia, estão à espera de receber a ordem para participar do operacional.
Nota: na mídia russa mantém-se a confusão inicial sobre a identidade do companheiro de Pavel Demidov no momento do acidente fatal. Não se trata de Andrey Shumeyko, mas sim de Stanislav Khomyakov (′′ Khomyak ′′).

COMUNICADO OFICIAL DO CAVEX TEAM (7)

Hoje sábado, 29 de agosto,
está sendo desenvolvido o quarto dia do operacional de resgate na sima integral Integral], localizada na área da sima ′′ New Cave ′′ [p. Nʹû Nʹû Kejv (Maciço de Arábika, Cáucaso Ocidental, Região de Gagra, República da Abcásia), área de exploração do CAVEX Team.
Após conversas mantidas com os meus colegas Denis Provalov [Provalov] e Viktor Reysner [Рейснер Viktor], ponho-vos atualizado da situação.
– Como é prática habitual neste tipo de operações, dividiu-se a sima em vários setores, dependendo das dificuldades a superar, que foram atribuídas às equipas respectivas.
– A instalação de progressão está sendo otimizada e preparando a de evacuação vertical da maca.
– Paralelamente a estes trabalhos, está-se a trabalhar para extrair o corpo de Pavel Demidov abaixo do desmoronamento de lama e blocos onde ficou enterrado, sempre tentando manter medidas rigorosas de segurança para evitar novos colapsos no caos de blocos.Aproveito para vos agradecer, em nome de toda a equipa, as vossas mensagens de ânimo e apoio, que apreciamos especialmente nestes momentos tão difíceis.Fotografia de Andrey Shuvalov Andrey Shuvalov

COMUNICADO OFICIAL DO CAVEX TEAM (6)
Hoje sexta-feira, 28 de agosto, está sendo desenvolvido o terceiro dia do operacional de resgate na sima integral Integral], localizada na área da sima ′′ New Cave ′′ [p. Nʹû Nʹû Kejv (Maciço de Arábika, Cáucaso Ocidental, Região de Gagra, República da Abcásia), área de exploração do CAVEX Team.

Após conversa mantida na noite de ontem com o meu parceiro Denis Provalov, faço-vos um balanço da situação.

26 de agosto
Um grupo de onze espeleólogos experientes subiu para a área de trabalho, porteando a equipe técnica necessária. O acampamento de base foi instalado nas proximidades da sima.

27 de agosto
De manhã cedo, entrou na sima o time Andrey Zyznikov (′′ Fagot ′′) [Andrej Andrej Zyznikov e Denis Provalov [[Denis], avaliando a situação no caos de blocos onde aconteceu a tragédia. O aspecto do caos de blocos, no meandro, permite ter esperança de que o processo de recuperação do corpo de Pavel Demidov será bem sucedido abaixo da lama e pedras que o enterraram.
Também pela manhã, o helicóptero do MChS (Ministério das Situações de Emergência Emergencia Ministerstvo po Črezvyčajnym Situaciâm) da República da Abcásia transportou para o acampamento base três efetivos, liderados por Fat Smyr [[Fat].
A meia manhã chegaram ao acampamento base mais quatro espeleólogos, que participarão também no operacional.Agora temos a oportunidade de fazer uma análise mais sosegada do que aconteceu na sima integral [[. Integral Integral no último domingo. A equipe formada por Pavel Demidov (′′ Pasha ′′) [[Pavel (Paša)) e Stanislav Khomyakov (′′ Khomyak ′′) [Станислав Homâkov (()) entrou no meandro onde se encontra atualmente a ponta de exploração de A sima, a uma profundidade de-305 m.
O Meandro começa no fundo de uma sala colapsada, com um pequeno passo estreito entre pedras e blocos. Ambos os espeleólogos superaram facilmente este obstáculo e, atravessando um curto meandro, chegaram a um pequeno destaque.O Pavel Demidov voltou atrás para pegar uma corda, e Stas ficou pra limpar o destaque de pedras. Após um curto intervalo de tempo, Stas, preocupado que Pasha não volte, subiu pelo meandro. Viu que tinha ocorrido um desmoronamento de lama e pedras, e que Pasha se encontrava enterrado por este desmoronamento, sem mostrar sinais de vida. Não estava sentindo o pulso.Stas conseguiu limpar o caminho para sair deste lugar perigoso e voltar à superfície.De momento, é complicado estabelecer quanto tempo levará a extração à superfície do corpo de Pavel.
O que é claro é que o time que está realizando a operação de resgate é composto por espeleólogos experientes, que poderão resolver esta questão da forma mais segura.
———————
Informações sobre o progresso da operação na evacuação do corpo de Pavel Demidov da caverna Integral (-305 m, matriz de Arabik, Abcásia), transmitiu Denis a Provalov.Ontem,

dia 26 de agosto,
um grupo de 11 cavernas experientes subiu com todo o equipamento necessário para a área de trabalho. Um acampamento base perto da caverna foi instalado.
Hoje é dia 27 de agosto
De manhã cedo, dois Andrey Zyznikov – Denis Provalov, chegaram à caverna e avaliaram a situação com o colapso, onde a tragédia ocorreu. O bloqueio meandra é assim, que lhe permite esperar uma extração bem sucedida do corpo do Paul de debaixo de barro e pedras.Também pela manhã, um helicóptero das Situações de Emergência Abcásias entregou três socorristas liderados por Fat Smyr.
De tarde, mais quatro espeleólogos chegaram ao Basic Camp, que participarão dessas obras.

Agora a foto do incidente no pedestre Integral no último domingo está ficando mais clara.
Pavel Demidov de duas peças (Pasha) e Stas Khomyak (Khomyak) foram para o meandro, que é o último ponto pesquisado da caverna a uma profundidade de 305 metros.
O meandro começa no fundo da sala de colapso com um pequeno padrão entre as pedras e as profundezas. Ambos os espeleólogos subiram facilmente este obstáculo e depois de passar um pequeno meandro chegou a um pequeno patamar. Pavel voltou para pegar a corda e Stas permaneceu para limpar as pedras perigosas do patamar. Depois de um tempo, Stas está preocupado que Pavel não voltou para o meandro. Ele viu que houve um colapso de barro e pedras e Pavel estava no centro desse colapso e não deu sinais de vida. O pulso não tocou.
Felizmente, o Stas conseguiu limpar o corredor para sair deste lugar perigoso e chegar à superfície.

É difícil dizer quanto tempo vai demorar a cirurgia para extrair o corpo do Paul à superfície, mas a equipa que realiza esta tarefa consiste por espeleólogos experientes que podem resolver este problema em segurança.

COMUNICADO OFICIAL DO CAVEX TEAM (5)

Acabamos de receber novidades do acampamento base do CAVEX Team, localizado na área da sima ′′ New Cave ′′ [p Nʹû Nʹû Kejv (Maciço de Arábika, Cáucaso Ocidental, Região de Gagra, República da Abcásia):Esta manhã, Denis Provalov e Andrey Zyznikov (′′ Fagot ′′) realizaram um primeiro reconhecimento no local do acidente do nosso parceiro Pavel Demidov, no interior da sima ′′ Integral ′′ [[. Integral]. A situação do caos de blocos, após o seu colapso no último domingo, é bastante instável e complicada, mas resolvível. Além disso, há alguns passos estreitos que terá que desobstruir pontualmente para facilitar a passagem da maca.

COMUNICADO OFICIAL DO CAVEX TEAM (4)

Na tarde de hoje carregou o último time de resgate para o acampamento base do CAVEX Team, localizado na área da sima ′′ New Cave ′′ [p. Nʹû Nʹû Kejv (Maciço de Arábika, Cáucaso Ocidental, Região de Gagra, República da Abcásia).Prosseguem os preparativos para a evacuação do nosso parceiro Pavel Demidov (Perovo-Speleo) do interior da sima ′′ Integral ′′ [p Integral], tendo começado já na manhã de hoje os trabalhos no interior da cavidade.Além disso, queremos agradecer ao MChS (Ministério das Situações de Emergência Emergencia Ministerstvo po Črezvyčajnym Situaciâm) da República da Abcásia pelo seu envolvimento direto na logística do operacional de resgate.

COMUNICADO OFICIAL DO CAVEX TEAM (3)

Ao longo do dia de hoje, continuaram a desenvolver-se os preparativos para começar o mais rápido possível a evacuação do nosso companheiro Pavel Demidov do interior da sima ′′ Integral ′′ Integral Integral (Maciço de Arábika, Cáucaso Ocidental, Região de Gagra, República da Abcásia).Já carregaram duas equipas de resgate para a montanha, com o objetivo de realizar porteus de material técnico até o acampamento base do CAVEX Team, localizado na área da sima ′′ New Cave ′′ [p. Nʹû Nʹû], e preparar a logística da operação subterrânea.Além disso, assumiu a coordenação geral do operacional de resgate Andrey Shumeyko [Андрей Šumejko].Anexado-vos um croquis da sima que, lembro de vocês, ainda está em processo de exploração.

COMUNICADO OFICIAL DO CAVEX TEAM (2)

Os preparativos para a evacuação do nosso parceiro Pavel Demidov prosseguem na República da Abcásia. Os trabalhos de resgate vão ser realizados por voluntários, por isso agradecemos imensamente qualquer ajuda econômica à seguinte conta do Paypal:
– E-mail: zver-speleo@rambler.ru.
– Concepto: Despesas atuais de operação de resgate.
Você também tem a opção de fazer isso por via bancária:
– Conta: 40817978701000610512.
– Destinatário: ZVEREV Roman Nikolaevich.
– Direção: 141410, Moskovskaya obl, KHimki, Mel ‘ nikova pr-kt, casa 31, #32.
– Banco: Raiffeisenbank.- SWIFT: RZBMRUMM.
– Endereço do banco: 17/1 Troitskaya, Moscow, 129090, Russia.
– Banco intermediário: Raiffeisen Bank International AG.
– SWIFT: RZBAATWW.
– Endereço do banco intermediário: Am Stadpark 9, A-1030, Vienna, Áustria.
– Conta correspondente no banco intermediário: 001-55.025.928.
– Concepto: Despesas atuais de operação de resgate.

COMUNICADO OFICIAL DO CAVEX TEAM (1)

Perante a proliferação de informações viesgadas na internet, desde o CAVEX Team queremos fornecer dados em primeira mão sobre o desgraçado acidente do nosso querido companheiro Pavel Demidov, ′′ Pasha ′′ (Perovo-Speleo).
Não fizemos isso antes por elementar respeito pela família, para que recebesse a notícia em primeiro lugar.

– O acidente aconteceu no decorrer da tradicional expedição estival do CAVEX Team ao maciço de Arábika, na área da sima ′′ New Cave ′′ [p. Nʹû Nʹû Kejv (Cáucaso Ocidental, Região de Gagra, República da Abcásia), sob a direção deAndrey Shumeyko [Андрей Šumejko]. Ocorreu lá dentro a sima ′′ Integral ′′ [p. Integral], localizada a 2345 m s.n.m., descoberta há dois anos pela equipe CAVEX.- No último domingo, 23 de agosto, por volta das 15:00, durante a primeira exploração de um estreito meandro a uma profundidade de-305 m, desmoronou um caos de blocos, produzindo a morte do nosso parceiro.

– Amanhã quarta-feira, 26 de agosto, começará a operação de evacuação do corpo, sob a direção de Denis Provalov.Mantê-los-emos informados sobre a evolução dos trabalhos de resgate, mas sempre mantendo a devida discrição e respeito aos familiares e próximos do nosso parceiro.

fonte: www.facebook.com/CAVEX-Team-122293427803047