Acidente no Abismo Pont de Gerbaud, França.

Na tarde da última sexta-feira (24) o Espeleo Socorro Francês (SSF) esteve envolvido no resgate de um espeleólogo acidentado a -100 m no abismo Pont de Gerbaud, uma das entradas do sistema Félix Trombe, na cidade de Herran, no sul da França. O abismo atinge -150 m e é caracterizado por uma sequência de 6 lances verticais sucedidos por uma restrição, após a qual ocorreu o acidente. O sistema Félix Trombe possui 117 km de extensão, 57 entradas e um desnível topografado de 1.001 m.

O espeleólogo de 55 anos, que estava acompanhado por outros dois, sofreu fratura do fêmur após uma queda de 4 m, a -120 m. Pelas características do local uma equipe de desobstrução por explosivos esteve de sobreaviso, mas não foi utilizada. A vítima foi retirada da caverna em maca no início da madrugada de sábado (25), após 10 horas de socorro, e transportada de helicóptero ao hospital. Um médico compôs a primeira equipe de acesso a vítima, identificando a fratura e estabelecendo-a em ponto quente. Por coincidência, o mesmo local onde ocorreu o acidente foi utilizado pela SSF para um simulado em 2012.

Na França o socorro em cavernas é de responsabilidade governamental e acionado pelo prefeito municipal. A logística do socorro envolveu bombeiros, SAMU, policiais, socorro de montanha e o socorro espeleológico do SSF, somando aproximadamente 70 pessoas aplicadas diretamente no resgate, destas 15 espeleólogos e 2 médicos, um deles espeleólogo, que mobilizaram 18 veículos e uma aeronave. Os procedimentos seguiram o protocolo ORSEC-Speleo (Organização de Resposta de Defesa Civil — Espeleologia) que delimita os planos de intervenção geral e específicos.

Esta foi a terceira intervenção da SSF no mês de julho/2020. No dia 11 uma vítima de queda foi retirada de maca da gruta Perle de I’Angelettaz, na cidade de Avienoz, após 6 horas de trabalhos. No dia 13 o corpo de um mergulhador foi removido da ressurgência Source Bial, na cidade de Sainte-Eulaile Espagnac, em uma ação de apoio à polícia.