História

A Seção de Espeleorresgate (SER) da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) tem um longo histórico de atuação marcado por períodos de intensa atividade e produtividade intercalados por períodos de significativa desmobilização.

O movimento atual de reorganização da SER é fruto de um trabalho de mais de 10 anos de treinamentos em espeleorresgate apoiados pelo Espeleo Socorro Francês (SSF) que em todo este período já participou de maneiras diversas de mais de 20 cursos entre básicos e avançados no Brasil encampado agora dentro da estrutura formal da SBE.

A estrutura da SBE já previa há muitos anos uma estrutura de espeleorresgate. Dentro da noção inicial que se implantou o espeleorresgate era uma comissão, que, dentro da hierarquia da SBE, está subordinada a uma seção. No caso a, então, Comissão de Espeleorresgate (CER) estava subordinada à Seção de Espeleovertical.

O trabalho realizado pela equipe que reativou a CER deixou claro que a atividade de espeleorresgate envolve muitas outras áreas além do espeleovertical. Esta compreensão, aliada à necessidade premente de uma maior autonomia para melhor desenvolver suas atividades evidenciou a importância de deslocar a estrutura de espeleorresgate da SBE da, então comissão subordinada à Seção de Espeleovertical, para uma seção própria.

No 35º Congresso Brasileiro de Espeleologia realizado em Bonito/MS em junho de 2019 a transformação da Comissão de Espeleorresgate em Seção de Espeleorresgate se concretizou com a aprovação, em assembleia, tanto da criação da Seção de Espeleorresgate como da primeira versão de seu regimento próprio.

Do regimento aprovado em 2019 destacamos a definição do organograma inicial da SER, composto pelo Conselho de Conselheiros Técnicos Nacionais (CCTN) — órgão máximo da SER — e pelas comissões Administrativa, Operacional e Pedagógica. Outro ponto relevante foi o estabelecimento de grande autonomia da SER já que a versão inicial do Regimento da SER define que posteriores alterações do Regimento estão a cargo exclusivamente do CCTN.

A atual equipe da SER já conta com diversos instrutores, instrutores estagiários e técnicos formados nas mais diversas especialidades e vem trabalhando intensamente junto a SBE, aos grupos de espeleologia nacionais e à comunidade espeleológica em geral para fortalecer um corpo técnico e pedagógico que possa, cada vez mais, potencializar os objetivos da comissão:

  1. Prevenção de acidentes e incidentes;
  2. Formação de espeleorresgatistas e instrutores;
  3. Realização de treinos e simulados;
  4. Aperfeiçoamento das diversas especialidades;
  5. Desenvolvimento de técnicas e equipamentos;
  6. Apoio ao Poder Judiciário e
  7. Realização de operações de resgate em cavernas.

Este é o passado e o presente da SER. Junte-se a nós e faça parte do futuro da SER, do espeleorresgate brasileiro.