Avaliação

Aluno

Os alunos não receberão atestados de capacidade técnica para a realização de espeleorresgate. Serão emitidos ‘Certificados de Participação’, onde todos que tenham frequentado as aulas e participado dos exercícios de maneira satisfatória, com obrigação de participação no simulado final, o receberão.

Será realizada, entretanto, uma análise minuciosa de cada participante, levantada e mantida durante todo o período do curso. Este resultado será divulgado individualmente a cada aluno interessado no final do curso.

Os alunos que acreditarem ter os pré-requisitos e o perfil, poderão se voluntariar, devendo aguardar a resposta da Comissão Pedagógica. Os que forem admitidos deverão demonstrar as técnicas mínimas necessárias para atuação como monitores (veja os pré-requisitos no documento “Estrutura Pedagógica da SER”).

Monitor

Para participação no curso, deverá ser realizado em momento prévio a demonstração prática das técnicas mínimas para exercer a função de monitor (veja os pré-requisitos no documento “Estrutura Pedagógica da SER”), preferencialmente em um evento pedagógico dedicado a isso.

Ao final do curso, os monitores serão avaliados por sua participação efetiva no bom andamento do curso, bem como por sua capacidade e interesse para desempenhar as funções de instrução (nível técnico espeleológico e de resgate, o nível de segurança, a postura e a didática). 

Receberão um ‘Certificado de Participação’ como monitores, e terão debriefing final de maneira semelhante aos alunos onde será apresentado um parecer se possuem ou não atributos suficientes para  atuarem como instrutores estagiários no próximos cursos (validade de 2 anos). Esta função poderá ser exercida por no máximo 2 vezes consecutivas (para dar oportunidade a outros interessados). Após essas tentativas, deverá se esperar 3 anos para tentar novamente.

Instrutor Estagiário

Para participação no curso, deverá ser realizado, em momento prévio, a demonstração prática das técnicas mínimas para exercer a função de Instrutor Estagiário (veja os pré-requisitos no documento “Estrutura Pedagógica da SER”), preferencialmente em um evento pedagógico dedicado a isso.

Serão avaliados diariamente como se comportam como instrutores, mesmo que os alunos saibam que eles se encontram na posição de instrutores estagiários. 

Ao final do curso, os instrutores estagiários terão debriefing com instrutores chancelados e supervisores onde serão avaliados por sua  capacidade técnica (segurança, sistemas, etc) e organizacional (logística, organização e documentação do curso), postura, didática e pró-atividade. 

Receberão um ‘Certificado de Participação’ como instrutor estagiário caso ainda não tenham atributos suficientes como instrutores chancelados. Esta função poderá ser exercida por no máximo 2 vezes consecutivas (para dar oportunidade a outros interessados). Após essas tentativas, deverá se esperar 3 anos para tentar novamente.

Caso tenha sido aprovado como instrutor, receberá um ‘Certificado de Aptidão’ dizendo: ‘Participou como instrutor estagiário e está apto a atuar como instrutor’, sendo, a partir de então considerado um instrutor chancelado.

O Certificado de Aptidão terá validade de 2 anos a partir do último curso que tenha participado e sido considerado apto a participar como instrutor.

Instrutor 

Não há avaliação de aprovação. A avaliação do supervisor será em relação a seu desempenho quanto ao andamento do curso e quanto à formação dos instrutores estagiários. Receberá um certificado de apto na função de instrutor. Será considerado apto como supervisor, quando tiver os pré-requisitos necessários e o supervisor assim o declarar.

Supervisor

Não há avaliação. O certificado de supervisor, possui validade de 5 anos a partir do último curso que tenha participado nessa função.

Técnico Referência

Idem ao Instrutor.

Auxiliar

Participação efetiva enquanto auxiliar na realização do curso, onde pessoas de logística e organização terão sua capacidade atestada ou não.

Caso sejam aprovados, poderão participar de outros cursos neste posto (de maneira indefinida), sendo esta função de extrema importância para estrutura do espeleorresgate e para os Cursos básicos de Espeleorresgate.