Comissão Pedagógica
A atual estrutura de ensino de espeleorresgate no Brasil é de responsabilidade da Comissão Pedagógica da Seção de Espeleorresgate da SBE (SER/SBE), que tem por responsabilidade a formação de espeleorresgatistas em âmbito nacional.
Esta formação consiste atualmente na realização de cursos de capacitação em nível básico (com ênfase nas técnicas de evacuação horizontal e vertical de uma vítima e noções das especialidades de um resgate subterrâneo visando tanto a compreensão global da operação de resgate quanto a obrigatoriedade de determinadas especialidades, como Gestão, ASV e comunicação, por parte dos alunos) e em níveis avançados de Gestão e ASV.
Em período anterior à instituição formal da SER, os alunos que demonstraram maiores habilidades espeleológicas e interesse em resgate nos cursos do SSF/FFS foram, ao longo dos anos, sendo selecionados de modo a compor a equipe base de instrutores.
Para melhor definição dos critérios de seleção dos membros do Quadro Pedagógico da SER, decidiu-se estabelecer formalmente normas para assunção (e manutenção) nos níveis técnicos existentes.