Falece Pavel Demidov
A RCC – União Russa de Espeleologia trouxe ontem notícias tristes provenientes da equipe “Perovo-Speleo”.
Ontem, Pavel Demidov, integrante da equipe Perovo-Speleo, morreu em uma caverna pouco explorada, a 305 m de profundidade, na Arábica, durante a expedição Keivex.
Pavel Deminov iniciou na espeleologia no ano 2000 e, atualmente, era um dos espeleólogos lideres das expedições responsáveis pelo mapeamento da caverna Veryovkina, a mais profunda do mundo, com – 2.212m.
Já foi iniciada a operação de recuperação, sob a liderança de Denis Provalov. A Federação iniciou uma campanha de financiamento para o resgate.
Nossos sentimentos aos familiares e equipe.
COMUNICADO OFICIAL DA TEAM CAVEX.
Perante a proliferação de informações viesgadas na internet, desde o CAVEX Team queremos fornecer dados em primeira mão sobre o desgraçado acidente do nosso querido companheiro Pavel Demidov, ′′ Pasha ′′ (Perovo-Speleo).
Não fizemos isso antes por elementar respeito pela família, para que recebesse a notícia em primeiro lugar.
– O acidente aconteceu no decorrer da tradicional expedição estival do CAVEX Team ao maciço de Arábika, na área da sima ′′ New Cave ′′ [p. Nʹû Nʹû Kejv (Cáucaso Ocidental, Região de Gagra, República da Abcásia), sob a direção deAndrey Shumeyko [Андрей Šumejko].
Ocorreu lá dentro a sima ′′ Integral ′′ [p. Integral], localizada a 2345 m s.n.m., descoberta há dois anos pela equipe CAVEX.- No último domingo, 23 de agosto, por volta das 15:00, durante a primeira exploração de um estreito meandro a uma profundidade de-305 m, desmoronou um caos de blocos, produzindo a morte do nosso parceiro.
– Amanhã quarta-feira, 26 de agosto, começará a operação de evacuação do corpo, sob a direção de Denis Provalov.
Mantê-los-emos informados sobre a evolução dos trabalhos de resgate, mas sempre mantendo a devida discrição e respeito aos familiares e próximos do nosso parceiro.