Papel nos cursos

Aluno

Deverá participar das aulas teóricas e práticas propostas, visando a melhor compreensão dos assuntos passados e se comportando como um resgatista, tanto em termos de respeito, postura e conhecimento técnico.

Os alunos deverão se portar de maneira segura, cordial e coletiva com os colegas, monitores, instrutores estagiários, instrutores e outros que venham a compor/participar da estrutura de realização do curso. Estes deverão seguir todas as recomendações dadas pela organização a serem explanadas na abertura do curso.

Monitor

Respeitar todas as regras pertinentes aos alunos, sendo acrescida a responsabilidade de execução da organização logística e operacional do curso em conjunto aos instrutores e instrutores estagiários.

Terá a função de auxiliar tanto a montagem dos exercícios como de manter a segurança dos alunos, podendo/devendo, sempre que possível da maneira mais didática, aumentar o conhecimento dos alunos, respaldado nas técnicas preconizadas (tanto de progressão quanto de resgate).

Instrutor estagiário

É uma função intermediária, devendo ser encarada como um teste para a assunção à posição de instrutor chancelado.

Deverá demonstrar grande conhecimento das técnicas e passá-las de maneira didática, impondo seu ponto de vista técnico embasado em largo conhecimento teórico e prático. Sempre que possível, será requisitado a lecionar.

Instrutor

Ter pleno conhecimento das técnicas e domínio da classe, mantendo alto nível de didática e boas relações pessoais.

Apesar de as decisões serem realizadas em conjunto pelos instrutores e instrutores estagiários em período pré-curso e durante os debriefings, deverá se submeter à decisão final do Coordenador Pedagógico do curso (que será obrigatoriamente um instrutor chancelado, que já tenha participado em tal posição de ao menos um curso).

Também deverá acompanhar e dar o máximo de oportunidade possível aos instrutores estagiários de lecionar.

Supervisor

Atuar na didática do curso auxiliando os instrutores chancelados a formar os instrutores estagiários (“Treinador de Instrutores”) e na didática geral do curso.

Técnico Referência

Idem ao Instrutor.

Auxiliar

Idem ao Monitor.

Observações

Será vedado o uso ou estar sob o efeito de bebidas alcoólicas e/ou entorpecentes durante as atividades por qualquer participante do curso. 

Fotografias e filmagens podem ser tomadas desde que isto não atrapalhe de forma alguma o bom andamento do curso (não é justificado fazer esperar ou se abster de um posto para tomada de fotografias e filmagens). Todas as fotos e filmagens devem passar por um comitê estipulado pelo Coordenador Pedagógico do Curso de modo que erros naturalmente decorrentes do processo de aprendizagem sejam difundidos com a técnica preconizada pela SER.

A falta de respeito a qualquer uma destas regras, poderá ser punida com a expulsão do aluno, pelo Coordenador Pedagógico do curso.